Usando o Orkut para encontrar pessoas da família ou fazer sua árvore genealógica
Usando o Orkut para encontrar pessoas da família ou fazer sua árvore genealógica
O Orkut.com é uma poderosa ferramenta para encontrar pessoas. Quem pesquisa a origem da família tem no site uma grande fonte de informações, principalmente dos sobrenomes brasileiros. Além das númeras comunidades familiares, é possível avançar nas pesquisas genealógicas achando parentes remotos que podem ajudar nas buscas ou completar a árvore genealógica.
Um dos melhores materiais a respeito do uso do orkut para essas pesquisas está no site ondine.tk, que tem outras informações avançadas para quem se interessa por genealogia. Com relação ao tutorial para uso do Orkut.com, compilamos aqui as principais dicas em um verdadeiro roteiro passo-a-passo eficiente e fácil de usar.
Genealogia no Orkut
Segundo Ondine Stapf Bruch, responsável pelo site, o Orkut é uma ferramenta que, bem usada, pode render muitos frutos, em diversas áreas, como na Genealogia. "Apesar de até o momento a
maior parte dos usuários de comunidades virtuais sejam adolescentes, isso não impede que adultos possam aproveitar as facilidades e vantagens que esses sites de relacionamentos virtuais nos permitem", analisa.
No caso dos genealogistas, as comunidades virtuais oferecem a possibilidade de se encontrar pessoas com um sobrenome em comum, e também participar de grupos sobre determinadas famílias.
"Com milhares de pessoas cadastradas, e milhares de comunidades específicas sobre determinadas famílias, não é difícil encontrar algum parente perdido pelo Orkut", diz o orkuteiro que tem grande experiência em pesquisa genealógica.
As dicas do Ondine.tk:
Procurando por conhecidos ou por sobrenomes.
Após ter entrado no Orkut, você irá acessar o link “Amigos" e irá na opção “Achar Amigos” (onde a seta vermelha indica na figura). A partir daí, você irá digitar os nomes que procura.
Você pode:
Procurar uma pessoa específica, com nome e sobrenome.
Procurar somente um sobrenome, para encontrar pessoas com o mesmo sobrenome.
Se você não encontrar, tente os seguintes passos:
se a pessoa tiver mais de um sobrenome, por exemplo, “João da Silva Andrade”, você pode procurar pelo nome completo ou então tentar somente “João da Silva” ou então “João Andrade”. Isso acontece porque algumas pessoas não revelam todo o sobrenome no Orkut.
se ainda assim não teve resultado, você deve tirar ou colocar os acentos ortográficos.
Por exemplo: se você procurar por “Natália Magalhães” e não tiver resultados, procur
e por todas as variações possíveis: “Natalia Magalhaes” , “Natalia Magalhães”, “Natália Magalhaes”, etc... Ao contrário do Google, o Orkut diferencia palavras com acentos gráficos.
se você procura por algum nome ou sobrenome que utilize trema, experimente pesquisar também sem as tremas. Por exemplo: se você procura por “Schröder”, irá encontrar resultados diferentes se procurar por “Schroder” (sem o trema) ou “Schroeder” (o ‘ö’ com trema é substituído por “oe” – assim como ‘ä’ está para “ae”)
se mesmo assim você não teve nenhum resultado com seu sobrenome ou não encontrou a pessoa que procurava, experimente fazer essa mesma busca depois de um tempo.
A tendência é as pessoas irem se cadastrando no Orkut com o passar do tempo, e às vezes depois de uns dias (ou meses) você consegue encontrar o que queria.
Procurando por comunidades sobre uma família.
Vá na seção "Comunidades". No espaço para a pesquisa, você irá procurar sobre o assunto de seu interesse, e como estamos tratando de genealogia, siga as seguintes dicas:
Você pode procurar comunidades relacionadas à: sua
família, história, genealogia, cidades ou países de origem, grupos folclóricos, navios, cidadanias estrangeiras, culinárias típicas de cada região ou país, brasões, significado de nomes e sobrenomes, grupos étnicos, religiões, idiomas, etc...
Se você quer procurar por uma palavra-chave que tenha alguma acentuação ortográfica, procure com o acento, e sem o acento. Por exemplo: Procure por Amapá e Amapa. / Foz do Iguaçu e Foz do Iguacu. / Venâncio Aires e Venancio Aires. Às vezes vale a pena tentar pesquisar no plural, dependendo o
que for.
Você pode entrar em contato com pessoas do país de
origem de sua família procurando por alguma comunidade sobre este país. Por exemplo: Itália, Portugal, França, Alemanha, Espanha, etc... nesse caso, você pode procurar não somente por "Alemanha" mas sim por "Germany" (em inglês) ou "Deutschland" (em alemão), pois há chances de encontrar grupos maiores de pessoas. (fazendo assim com os outros países também)
Você pode refinar sua busca usando palavras-chave como: Família, Familia (sem acento), Family, Familie, familien, Famiglia, Famille – Genealogia, Genealogy, Genealogie – Sobrenome, Surname, Vorname - Colônia, Colonia, Colony, Colonie, etc...
Se o sobrenome que você pesquisa é estrangeiro, você pode refinar sua busca usando termos no idioma original. Por exemplo: no Brasil, você pesquisaria “Família Siqueira”... na Itália, você pesquisaria “Famiglia Barbieri”... e assim por diante.
Se você se identifica com alguma classe de pesquisa, como por exemplo: Genealogia Paulistana, Genealogia Mineira, Imigração Árabe, Alemã, Italiana entre outras variáveis, não
esqueça também de procurar por esses grupos no Orkut.
Algumas palavras-chave para refinar sua busca:
Você pode usar o termo da Coluna 1 e unir a um termo da Coluna 2 (ou o contrário, se a concordância pedir), de acordo com a flexão das palavras. Exemplo: 'Imigração Italiana'; ou 'German Immigration', ou 'Sangue Árabe'; ou 'Origem Russa' e assim por diante.
OBSERVAÇÃO: O mesmo esquema abaixo serve para pesquisas em sites de busca, como o Google...
0 comentários:
Postar um comentário