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sábado, 18 de abril de 2009

Problogger é um Trabalhador ou Vagabundo Virtual?

O “Problogger” é uma novidade na Blogosfera brasileira, ao contrário do que muitos pensam, não se pode considerar um blogger como Pro, simplesmente porque ele está há mais tempo na grande rede, fui claro?

“A imagem utilizada neste artigo é propriedade de Steve Keys“

Diferentemente do fator “tempo” também existe algo chamdo pré-conceito, ou seja, ter um idéia de algo, criticar sem ao mesmo saber o que é e como fazê-lo. Para que você possa ter um visão diferente quanto aos profissionais do blog, idealizei este artigo com base no texto do primeiro Problogger já conhecido A Glimpse Behind the Scenes of Successful Blogs, o artigo original(em inglês) mostra quais são as tarefas que são executadas nos bastidores para alcançar sucesso com blogs.

Neste artigo quero colocar parte do que li no artigo acima e escrever sobre a realidade de um Problogger no Brasil ou simplesmente aqueles que vivem em outro país de língua portuguesa.



Abaixo estão as principais tarefas de um Problogger, comentadas uma à uma:

Escrever Artigos: A escrita requer conhecimento, esse conhecimento requer tempo e o tempo é…
Pesquisa por Artigos: Essa é uma das bases para manter o conteúdo em alta, além do próprio conhecimento, o Problogger precisa ter base naquilo que escreve.
Controlar Spam nos Comentários: É claro que hoje esta tarefa é mais simples devido ao uso de plugins, porém existem técnicas de Spam que passam despercebidas, então você precisa entrar em ação.
Conseguir comentários para os artigos: Neste caso, o Problogger conta com a parceria de blogs do mesmo nicho e também contribui com amigos quando houver a mesma necessidade, leia o artigo Faça seus visitantes comentarem no blog.

Responder Comentários: Se um Problogger não der atenção aos usuários, como vai querer que os mesmos sejam fiéis? É claro que você não precisa fazer tudo que os usuários pedem, mas a atenção é um fator fundamental para o sucesso.
Responder aos e-mails dos leitores: O caso dos comentários é replicado aqui, atenção nos e-mails dos visitantes.

Acompanhar outros blogs do mesmo nicho: Ninguém sabe tudo, por isso você deve buscar conhecimento nos blogs de pessoas que escrevem sobre assuntos relacionados ao seu.
Acompanhar as medias de divulgação de seu nicho: É aqui que entram os Digg-likes e companhia Ltda, você deve divulgar seus artigos em todos os serviços de blogs que puder, os vídeos também são bem-vindos.

Comentar em outros blogs: Apesar a triste realidade chamada NoFollow, já existem bloggers que estão acordando para uma realidade chamada DoFollow, ou seja, encontramos um caminho para os back links, mas mesmo que outros usem NoFollow, você deve comentar em outros blogs para atrair visitas para um ou mais artigos.

Administrar Servidores: O seu blog precisa estar em algum lugar, nesse instante você precisa conhecer os dialetos dos servidores. São eles: FTP, SFTP, Apache, php.ini, MySQL e outras questões de infra-estrutura que envolvem o ambiente que você possui o WordPress ou outro CMS instalado, o “melhor” disso é que você também investe dinheiro nisso.
Renovar Domínios: Outro fator financeiro em jogo, todo ano o Problogger tem que renovar um ou mais domínios que possua.

Marketing e Proteção do Conteúdo do blog: Por um lado o Problogger tem que planejar os espaços e preços para publicidade no blog, por outro ele deve ficar atento aos copiadores rôbos e principalmente “humanos”.

Denunciar blogs de Spam que roubam Conteúdo: Assim que encontrado um blog Spam, o Problogger tem o trabalho de relatar aos orgãos competentes.
Promover artigos para outros blogs importantes: Este caso envolve parcerias, Guest Post e até pagamento para promoção de um blog.

Search Engine Optimization: Esse é um dos mais badalados assuntos quando se fala em blog, mas ao contrário do que todos pensam, a otimização de sites é um trabalho de médio à longo prazo e requer muito mais conhecimento do que simplesmente instalar plugins como All In One SEO Pack ou Plantinum SEO Pack, lembre-se que os itens de SEO são 1500.

Design do Blog: Quem vê cara não vê coração, mas para conhecer o coração, primeiro você tem que gostar da “cara”, é por isso que você deve ficar atento ao layout e acessibilidade do blog para causar uma boa impressão aos novos ou antigos visitantes.

Monitorar as Estatística do Blog: Muitos usam as estatísticas para simplesmente alimentar o ego com números que o próprio blogger não são o que é, um Problogger tem que acompanhar as estatísticas e aplicar melhorias para corrigir os pontos negativos, leia o artigo Transforme estatísticas em visitas para o blog.

Testar estratégias de monetização: Os blogs de língua inglesa levam grande verdade em comparação à nossa língua portuguesa, eles conseguem gerar “370% mais renda com Adsense” do que geramos com tanta dificuldade. Com base nisso, o Problogger brasileiro tem que avaliar vários Programas de Afiliados e escolher aquele ou aqueles que geram mais renda, não esquecendo que também é preciso escolher lugares de ótima visualização, mas que não deixem os usuários irritados.

Administrar a Receita gerada no blog: A maioria das pessoas pensam que trabalhar com dinheiro é fácil, mas não é. No caso do Google Adsense, você tem que informar dados dos quais nunca ouviu falar e que não sabe por onde começar, depois você recebe um documento de remessão internacional, vai ao banco todos mês, espera e espera, paga IOF e afins e finalmente recebe o dinheiro em conta, simples, não? A questão é que cada programa tem suas particularidades…
Relacionamento contínuo com outros bloggers por IM ou e-mail: Sem amigos e parceiros, o blog não irá muito longe, por isso o Problogger tem que se comunicar constantemente para com outros bloggers para divulgar o conteúdo.

O Twitter, MSN Messenger e Gtalk são as principais ferramentas para essa comunicação.

Depois de ler estas “poucas” palavras, é possível compreender que um Problogger tem muito trabalho para manter o blog com um nível de qualidade elevado, por isso recomendo que antes de perguntar “Como eu faço para ganhar dinheiro com blogs?” leia este artigo quantas vezes puder. O trabalho tem que ser feito, mas a maior motivação para ter um blog é “Gostar do que faz”.

Existe algum item que faltou nesta lista? Coloque sua opinião nos comentários!

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