Não achou oque preucurava!!! Que tal pesquisa.

sábado, 18 de abril de 2009

Nem só de SEO vive o Blog


Apliquei as principais regras de SEO, agora é só esperar uma chuva de visitas


Essa é a principal ilusão que paira sobre a mente de um blogger principiante, e aliado à vontade de ganhar dinheiro, podem levar à um só lugar, o “Fracasso”.

“A imagem utilizada neste artigo é propriedade de martin.canchola”

O número total de intens de otimização é 1500, os principais somam 200, e no final das contas, o melhor blogger da Blogosfera brasileira não aplica menos que 10 itens desta enorme lista, exemplo: Títulos únicos, meta tags, tags, cabeçalhos(h1, h2, h…), sitemap HTML, Sitemap XML, etc…

Caso você não conheça o que significa SEO, não custa nada relembrar. Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para uma Ferramenta de Busca (Google, Yahoo!, MSN e Ask). Quando falo “otmização”, quero mostrar maneiras que visam melhorar a execução de tarefas, no caso dos sites e\ou blogs, realizo melhorias para que o meu conteúdo seja melhor indexado pelos buscadores, apesar de bom, essa medida não é o fato fundamental para o sucesso de um blog.

Conteúdo de Qualidade é o fator que muito se fala, mas pouco se vive. É difícil encontrar blogs que não contenham algo “copiado’ de outros, mesmo que não seja cópia fiel do conteúdo alheio, sempre tem algum trecho que lembra algo que você já leu no passado, e a má notícia é que o Google também pensa assim e é neste ponto que o SEO vira um inimigo ao invés de aliado…


Trabalho Continuado

O trabalho de produção de conteúdo original e de qualidade e otimização para mecanismos de busca não é feito em somente 1 semana (ou 1 dia, como é comum de se pensar e de acontecer…).

Atualmente existem muitos “blogs miojo”, que ficam prontos em 3 minutos… É desnecessário salientar que a duração e qualidade destes é proporcionalmente equivalente ao esforço dedicado para sua feitura.

Criar e manter um blog de sucesso é um processo, uma atividade continuada e constante que, se bem feita, bem executada e realizada com afinco e pensando no que é interessante e importante para o leitor, claramente traz o sucesso à porta.



Atualizar-se sempre; ficar antenado nas últimas notícias tratadas em blogs e sites do mesmo nicho de atuação; procurar sempre melhorar a experiência que o visitante tem; proporcionar meios fáceis de os conteúdos serem encontrados; “presentear” os leitores com bom conteúdo e informação relevante (e outros tipos de “presentes”); promover a interatividade e o colaborativismo; essas e outras são somente algumas coisas que podem e devem ser feitas caso você queira formar um espaço online agradável, útil, lembrado e, consequentemente, rentável.


“O que você quer?”

Essa é uma das perguntas-chave que devem ser feitas aos visitantes; às pessoas que garantem que o blog seja um sucesso e, muitas vezes, as mesmas pessoas que sustentam a vida de um blogger, literalmente falando.

Saber e entender do que os visitantes do seu nicho de atuação, do seu blog, do seu espaço virtual procuram e esperam encontrar, certamente é uma das informações mais importantes que você pode obter. Certamente que dicas genéricas e gerais podem ser encontradas e algumas são realmente de qualidade, mas o genérico deve se transformar em específico para cada caso. É preciso aplicar e adaptar tais “regras” ao seu caso, de forma a garantir os resultados que você quer/precisa, de maneira a, simultaneamente, fazer com que os visitantes encontrem o que querem/precisam.

A partir disso, o “rumo” do blog pode ser traçado com mais certeza, com mais direcionamento, sempre focado àquilo que as pessoas querem (ou pensam que querem) e sempre de forma à garantir que as expectativas formadas não sejam frustradas e/ou “desnutridas”.

Algumas formas de perguntar “O que você quer?” aos visitantes do seu blog são:

Promover enquetes;
Abrir um fórum;
Ficar ligado nos social media de seu nicho;
Participar de comunidades relacionadas;
Perguntar diretamente.

E o sucesso virá

Essas são algumas breves sugestões de como tornar seu espaço virtual (que, a partir de um certo ponto, não é mais somente seu, é de todos que criam espectativas e nutrem sentimentos por ele) melhor, mais atrativo e mais útil àqueles que o procuram.

Como já dito, ter um blog de sucesso é um processo; um processo que deve sempre ser aperfeiçoado e jamais parar; um processo pelo qual você permite que as pessoas saibam que no seu blog elas encontrarão o que querem/precisam e que você continuará fazendo isso por muito, muito tempo. Pelo menos é o que esperamos que aconteça!

Seu blog já se encontra no “processo”? Aplique algumas das dicas citadas no artigo e compartilhe seus resultados. Comente!

0 comentários:

Não achou o que preucurava !!! Que tal pesquisa.