Não achou oque preucurava!!! Que tal pesquisa.

sábado, 18 de abril de 2009

Aumente a qualidade e quantidade do seu blog

Eu já fui questionado por diversas vezes sobre qual seria a minha inspiração para escrever artigos com originalidade e perfeccionismo. Minhas respostas sempre foram: leitura de outros blogs e utilização de mídias sociais.


Imagem por !borghetti

Mesmo tomando estas ações, na maiora dos artigos, procuro escrever sobre técnicas aplicadas no dia-a-dia como Blogger, e é por isso que quero falar à você, sobre alguns hábitos que você deve ter para sempre ter artigos debaixo da manga, nos dias em que nada parece inspirá-lo em seus artigos.

Monte seu armazém de artigos

Seguindo o exemplo do Paulo Faustino do Fique-Rico, é de extrema importância o armazenamento de artigos para que você sempre possa manter o alto nível do blog, porém montar este armázem, requer algumas medidas.


Os rascunhos são seus aliados

Existem pessoas que escrevem um artigo completo com apenas um título sugerido, porém outros escrevem verdadeiras epopéias, no entanto não conseguem colocar um título à altura do que escreveram. E é por essa e outras coisas, que muitos bloggers perdem a relevância nos títulos e principalmente nos conteúdos.

A minha dica é que você sempre escreva e armazena os artigos nos rascunhos ou em arquivos do Word, mesmo que o artigo não fique pronto na hora, é sempre bom guardá-los para não perder o assunto de pauta, mesmo que você não tenha nenhuma linha em mente, ao armazenar o título, você já estará dando um grande passo para criar o seu “Buffer de artigos”.


Grandes poderes, grandes responsabilidades

No começo do Professional Blogger, a minha intenção era e ainda é repassar o conhecimento que adquiri ao longo de mais de 10 anos envolvido com a “Informática”. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas como o blog hoje está adquirindo respeito e referências, as minhas tarefas aumentaram um pouco, não escrevo só para o Professional Blogger, ainda tenho outro filho para criar, no caso o WebSapiens e nos últimos meses, o MX Masters, sem contar que ainda faço alguns projetos como freelancer…

Com essa maratona, que as vezes não consigo atender 100%, resolvido adotar alguns conceitos de blogging para ampliar o meu tempo.


Guest Post

Eu já fui entrevistado por outros bloggers, e fico muito contente por todos aqueles que concederam um pequeno espaço para minhas simples palavras.

Um pouco diferente de uma entrevista, o Guest Post pode ser uma ferramenta muito boa para aumentar o conteúdo de seu blog, quando o seu conteúdo começa à ganhar popularidade, os convites para escrever um artigo dificilmente serão rejeitados, e é ai que você consegue acumular mais artigos no seu buffer.




Sharing Post

O conceito de Sharing Post foi criado devido à necessidade de otimizar o tempo de escrita, porém aumentando a qualidade do conteúdo. O primeiro artigo escrito com este formato teve grande aceitação por parte dos bloggers, leia o artigo A simplicidade do sucesso com blogs, por Diego Soares e Tácio Zemel.


Vídeo Post

Certas coisas não podem ficar restritas em um texto massante e cansativo, é por isso que “as vezes” o Vídeo Post é uma solução para profissionalizar a criação de um artigo, e até mesmo reduzir o tempo de escrita e edição de vários screenshots de cada processo de um tutorial.

Usando o Vídeo Post, você não só qualifica o conteúdo, mas também aumenta a relevância nos resultados de busca, tornando a publicação do blog uma ótima opção de tempo/qualidade/benefício.


Qualidade x Quantidade x Frequência

Os bloggers possuem o desafio de conciliar qualidade, quantidade e frequência de atualização, porém cada aspecto deverá ser usado sistematicamente com os outros.

A qualidade de um artigo pode ser medida pelo número de soluções e dicas que o autor disponibiliza aos seus leitores, respeitando os príncipios de ética e principalmente prestando atenção na parte gramatical. Depois de tomar as medidas de qualidade na escrita, é hora de manter a qualidade ao publicar, não pense que só de Google viverá o blogger, aproveito o tráfego das redes sociais e principalmente os seus contatos.

Muitos associam quantidade com qualidade, mas no final o que conta mesmo é qualidade da quantidade de informações apresentadas. Estou tocando neste assunto porque alguns bloggers não dispõe de tempo para escrever artigos diários, por isso recomendo que para aqueles que não tem muito tempo para escrever, que escrevem de dois à três artigos por semana, e de preferência artigos entre 1000 e 2000 palavras. Se você possui um tempinho à mais, recomendo que escreva artigos diários de 400 palavras.

Você conhece alguma dica para aumentar a qualidade do blog?

0 comentários:

Não achou o que preucurava !!! Que tal pesquisa.