Não achou oque preucurava!!! Que tal pesquisa.

sábado, 18 de abril de 2009

7 Itens fundamentais para iniciar um Blog Profissional


Muito se tem falado e lido sobre como ganhar dinheiro com blogs e até como viver de blogs, e isso tem desencadeado uma louca corrida de pessoas, muitas das quais não entendem nada de informática e internet, que estão montando blogs na esperança de ganhar rios de dinheiro de um dia para o outro.




Passado o entusiasmo, logo se descobre que não é fácil ganhar dinheiro com blogs e a grande maioria desiste logo no início.

A boa notícia é que os blogs são sim, uma mina de ouro para quem quer ganhar dinheiro na internet e a má notícia é que está cada vez mais trabalhoso conseguir isso devido a fatores como:

– Aumento considerável de concorrentes por um melhor posicionamento em mecanismos de buscas;
– Criação de regras mais rígidas por parte dos programas de afiliados a fim de eliminar os aproveitadores;
– Regras mais rígidas também por parte dos mecanismos de buscas que vêm punindo blogs que não cumprem as regras de boas maneiras, sem dó nem piedade;
– O nível dos leitores está cada vez mais alto, afinal um blog muito melhor pode estar há apenas um clique de distância, entre outras.

A solução é simples, porém trabalhosa: - Seja profissional!

Ser profissional não necessariamente consiste em largar seu emprego e viver ou dedicar-se exclusivamente ao seu blog. Significa apenas gerenciá-lo de forma séria, investindo o tempo e os recursos necessários para que uma boa reputação seja construída.

Como construir um blog profissional

1 - Ter um domínio próprio

Eu nada tenho contra quem tem um blog nos “blogspots” da vida. Conheço muitos blogs em serviços gratuitos que são verdadeiras referências sobre os assuntos que tratam, mas o fato é que os leitores cada vez mais têm preconceito contra blogs em servidores gratuitos justamente por não transmitirem seriedade. É psicológico, eu sei, mas infelizmente é assim. Outra coisa importante já que estou falando em ter um domínio próprio é qual a melhor url à ser usada que logicamente precisa ter tudo haver com o assunto abordado em seu blog. Uma ótima explicação sobre isso pode ser encontrada no artigo SEO para Blogs - O domínio é tudo.


2 - Contratar uma ótima hospedagem

De nada adianta um domínio próprio hospedado em um péssimo serviço de host que não agüenta um tráfego elevado ou que simplesmente irá bloquear seu blog para evitar que o servidor não caia quando, por exemplo, um artigo seu for parar na capa de um serviço como o “Uebâ” e o seu tráfego triplicar em questão de minutos.

3 - Foco

Foque em assuntos específicos e torne-se uma referência neles. Sobre o que você gosta de falar? Que áreas você domina? Quais são seus hobbies? Escolha alguns assuntos pelos quais você tenha um verdadeiro interesse e que estejam relacionados e escreva sobre eles com criatividade e acima de tudo qualidade. Leia: O que é Conteúdo de Qualidade para blogs?; antes de sair por ai escrevendo qualquer coisa.
Lembre-se: A paixão pelo que escreve é o alimento revigorante nas horas de desânimo.

4 - Layout, a cara do blog

Escolha um layout profissional e apropriado ao seu assunto. Foi-se o tempo em que layout não representava nada. O conteúdo continua sendo o mais importante e assim será para sempre, porém os leitores já começam a dar importância a layouts bem feitos e, sobretudo usuais, ou seja, de fácil navegação e reconhecimento das informações, por isso seguem algumas dicas:

– Contrate um Webdesigner para desenvolver um layout exclusivo, mas se não for possível…
– Compre um layout pronto que embora não seja exclusivo, será pelo menos, mais difícil de ser encontrado, mas se não for possível…
– Pegue um layout pronto e modifique cores, imagens, fontes etc., mas se não for possível…
– Pelo menos escolha um layout de bom gosto e traduza-o para o Português.

Lembre-se: Um layout de fundo preto não combina com um blog sobre poesia assim como um layout de fundo branco e cabeçalho florido não combina com um blog sobre Heavy Metal.


5 - Blog e a programação web

Entenda pelo menos o básico de CSS e PHP. Sinto muito se você odeia programação, mas pelo menos quais são as tags, para que servem e onde as encontrar, você terá que saber, afinal é comum a necessidade de inserção de algumas linhas de código no layout para o funcionamento de alguns plugins, publicidade como o famoso bloco Adsense entre o título e o texto e para alguns ajustes de SEO e Layout.


6 - Estude, e quando terminar, estude o que aprendeu

Estude tudo que você conseguir sobre SEO e mais um pouco. Se você acha que SEO é só para otimizar seu blog e colocá-lo entre o primeiros colocados nos mecanismos de buscas, você está enganado. O SEO também serve para evitar muitas punições como palavras chave em excesso caracterizando spam, textos e títulos duplicados acidentalmente, bloqueio de determinadas informações do blog como categorias e comentários evitando também a punição por conteúdo duplicado ou spam por palavras-chave repetidas etc. Além do mais, um blog profissional precisa estar bem “rankeado”. Uma ótima área com artigos sobre SEO está disponível aqui mesmo no Professional Blogger. Acesse e leia os artigos.


7 - Escrever bem, a primeira obrigação do Blogger

Escrever corretamente. De nada adianta tudo isso que foi dito se na hora de escrever você comete erros de ortografia ou de concordância. Escrever bem e corretamente é um ingrediente importantíssimo para um blog profissional. Para diminuir drasticamente os erros de português e concordância escreva seus artigos no Word que possui um ótimo dicionário e uma ótima ferramenta de concordância e pontuação e resolve praticamente 100% dos erros. Depois de terminada a digitação, releia todo o artigo em busca de possíveis erros e se possível peça a outra pessoa para ler também.

Muitas outras dicas poderiam ser acrescentadas a essa lista como, por exemplo, a freqüência das publicações, como divulgar seu blog, boas maneiras para com seus leitores, mas a intenção aqui é pontuar o que deve ser o alicerce para um blog profissional.

Espero que tenham gostado do artigo e boa sorte com seus blogs profissionais.

0 comentários:

Não achou o que preucurava !!! Que tal pesquisa.