Não achou oque preucurava!!! Que tal pesquisa.

sábado, 18 de abril de 2009

Google ataca Submarino Afiliados


Já faz algum tempo que a blogosfera está com um pé atrás quando o assunto é “Google”. Nos artigos anteriores eu falei sobre o GEO - Google Enigne Optimization, e sobre como esta empresa está “mudança” os acontecimentos e procedimentos na Web.


Álbum de gopal1035

Este artigo é para mostrar a minha opinião sobre como a Google busca “melhorar a experiência nas pesquisas de seus usuários” e como um simples blogger pode comprometer várias pessoas que geram dinheiro com o Submarino Afiliados.

Todos sabem que eu possuo a loja http://www.websapiens.net/loja/. Durante vários meses eu tenho aperfeiçoado o script de Jobson Lemos, essas melhorias são: SEO, dinâmica de conteúdo, comparação de preços, páginas individuais com informações de produtos e por aí vai… Nessa brincadeira, eu já havia conseguido cerca de 100 mil páginas indexadas no Google, e acredito que poucos conseguiram esse número com um simples loja…

O problema é que o meu colega Bruno Torres foi além disso, não que ele seja proibido de manter sua própria loja, a questão é que o Bruno conseguiu indexar 280 mil páginas no Google, mas de forma que confronta os termos do Google, aí vem que aquele histórinha que todos nos conhecemos: Conteúdo Duplicado, Site com pouca ou nenhuma informação relevante, uso de conteúdo do site original e etc… O que aconteceu?
O Google simplesmente removeu a loja do Bruno, removeu a minha loja dos termos de busca, e eu até acredito que várias pessoas foram prejudicadas também!

Quem é o culpado? O Bruno? O Google?

Resposta: O Bruno e Google, mas deixe-me explicar a história…



O Bruno está errado porque tornou a loja dinâmica demais, como se fosse um robô que pega parte do Submarino, Mercado Livre, Shopping UOL e Buscapé, mas só considero as atitudes do Bruno como “erradas” por causa da Google.

Muito bem, a Google diz que penaliza os sites com conteúdo duplicado, por que será que a Americanas, Submarino e Shoptime estão de pé? A resposta é bem curta e grossa, esses sites estão de pé porque eles “pagam” e muito ao Google. Que culpa eu tenho, que culpa o Bruno tem se sabemos como trabalhar com PHP de forma honesta e com aprovação dos programas de afiliados? É claro que não podemos criar 1 milhão de loja do Submarino idênticas, cada um deve manter um estratégia…

Eu vejo essa atitudade da Google com maus olhos, pois acredito que esta restrição tenha partido dos próprios programas de afiliados. Eu sei que parece estranho, afinal de contas, se você vende, eles vendem. O problema é que eles investem milhões no Adwords, e até pouco tempo atrás eles nem se preocupavam com o dinheiro destinado aos afiliados, mas como todo mundo que uma “lojinha”, todo mundo é “guru” de SEO, nós bloggers nos tornarmos uma ameaça pois não utilizamos um sistema de afiliados…

Imagine que um visitante entra na sua loja, vê os produtos, e no final clica em um link do Adsense e comparação de preços, você acha que o Submarino ou Mercado Livre gostaram da idéia?

Eu já tenho a minha estratégia para colocar minha loja no ar novamente e tenho certeza que voltarei à vender mais de 3 notebooks por dia, o Google é muito esperto mas não conhece a multiplicação, pois para o buscador “2 x 1″ e “1 x 2″ são coisas totalmente diferentes.

Para finalizar, quero dizer que reprovo essa atitude do Google, pois eu não tenho culpa se sei programar e consigo posicionar os meus produtos acima de outros. Reconheço também que cometi alguns erros, porém não era necessário uma atitudade tão radical do buscador… Eu percebo que um dia o Google só listará sites que pagam. O que você pensa sobre isso?

0 comentários:

Não achou o que preucurava !!! Que tal pesquisa.