Não achou oque preucurava!!! Que tal pesquisa.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Prepare seu Orkut para ajudar (ou não atrapalhar) na hora de procurar seu novo emprego

Prepare seu Orkut para ajudar (ou não atrapalhar) na hora de procurar seu novo emprego
O Orkut.com se tornou uma ferramenta interessante para quem procura uma vaga no mercado de trabalho e pode ajudar ou atrapalhar muito na hora de achar seu novo emprego. Diversas empresas já usam o perfil dos candidatos no orkut como critério na seleção de novos empregados, e existem muitas comunidades com dicas para quem quer salário melhor, começar ou melhorar na carreira.

Se você quer aproveitar essa onda, e tirar proveito de sua presença no Orkut.com para conseguir o primeiro emprego, ou apenas uma colocação melhor no mercado, deve levar em conta algumas dicas importantes.

Segundo Clarissa Janini, do site Empregos.com.br, muitos recrutadores estão usando informações presentes no site para melhor avaliar os candidatos. "A Decidindo, agência de marketing promocional especializada no público jovem, recentemente recrutou 104 universitários de todo o Brasil para atuarem como Agentes Decidindo em eventos e promoções. Durante a seleção, que atraiu cerca de 7 mil interessados, a empresa adotou a estratégia de pesquisar a página dos candidatos na etapa final", conta.

Perfis com esquisitices e gente pelada
Segundo Janini, a empresa realizou mais de 1.800 visitas em em páginas de Orkut dos candidatos selecionados, e encontrou muitas surpresas, como fotos de nus, comunidades nada abonadoras, como "Odeio trabalhar", e muitas outras esquisitices. Os contratados ficaram surpresos ao saberem que seus perfis virtuais foram analisados.

Assim, a primeira grande dica é manter um perfil equilibrado, sóbrio e decente. O orkuteiro pode mostrar seu lado despojado, bem humorado e divertido, sem apelar para exageros que podem comprometer sua imagem. Afinal, imagine se uma empresa séria contrataria alguém que faz parte, por exemplo, de uma comunidade chamada "Já roubei trecos do escritório".

Não adianta também tentar "criar" uma imagem falsa. Muita gente procura comunidades que julga "cults", ou sofisticadas, e entra so para enfeitar o perfil. Imagine entrar na comunidade "Eu ouço Wagner" sem nem saber nada sobre o músico, e descobrir que seu chefe ou entrevistador é um amante estusiasta do dito cujo! No primeiro comentário estúpido você já se entrega e destrói sua imagem...

Mentir no trabalho, entregar no orkut
Janini relata também que o perfil no Orkut.com pode prejudicar empregados "espertinhos" e causar até a demissão por justa causa. "Foi o que ocorreu com uma gerente de telemarketing. Uma funcionária certa vez entregou a ela um atestado médico por estar com o braço quebrado. A funcionária, aparentemente impossibilitada de trabalhar, faltou durante uma semana", conta.

O que a funcionária "machucada" não esperava era uma visita da chefe ao orkut dela. Clarissa conta que a gerente resolveu dar uma olhada na página da empregada e viu, nos recados, amigos perguntando como estava a praia. "A mentirosa ainda respondia dizendo que tudo havia dado certo, ou seja, a mentira do braço quebrado havia colado", conta. Mas foi por pouco tempo. A empregadora esperou que ela retornasse ao trabalho para, então, demiti-la.

0 comentários:

Não achou o que preucurava !!! Que tal pesquisa.